Desigualdades que encontrei e sinto:
❗️Há uma clara tendência de associar a mulher ao grande motor da família
com crianças. Quem vai as compras, quem se encarrega das crianças... De facto é quem gere durante nove meses...(ou não!) mas podia ser uma condecoração a esse facto, só que parece mais uma ideia de tarefas destinadas a elas, como é visível no 2° e no 5° exemplo (ambas de coluna torta... para quem gosta dos detalhes).
❗️Existem outros tipos de famílias, monoparentais ou homossexuais. O 5° exemplo leva a sensações de desenquadramento e outras consequências, tanto para os pais como para filhos. Todos têm o direito à família e todos os tipos de família têm os mesmos direitos, começando por também serem representados. Por isso o ex.3 pareça-me, aparentemente, mais neutro.
❗️Associar a saia à mulher, outra desigualdade bastante comum. Existem mulheres-mães que nunca usaram saia, não se identificam (Não estaremos a ir longe de mais?)
❗️Não me parece! Pelo seguinte fator: o grande público destas imagens são as crianças, e as mensagens que elas recebem são:
⛔️As saias são exclusivas para meninas, e por isso é usado como meio de distinção dos sexos.
⛔️Para ser família tem de existir mãe e pai
⛔️A mãe é que trata, o pai é alguém mais afastado no núcleo familiar
⛔️E quem não se enquadra nestas mensagens que estas imagens representam, não tem uma família "normal".
💚Somos seres sociais, temos todos, cada um há sua maneira, uma necessidade de pertença que precisa de ser preenchida. Ela só pode ser satisfeita no seu esplendor se a própria sociedade proporcionar a inclusão.
😔Estas imagens promovem a exclusão, a idealização do desigual papel da mulher e do homem no seio familiar e social, como
ainda acentua uma sociedade de géneros binários.
Somos todos só pessoas, e o resto são adornos socialmente construídos que promovem uma sociedade virada para o consumo, e não para a humanide
e se fosse antes assim:
➡️Lugar para carros com crianças? Também já existe outra opção
➡️"Place Poussette" - lugar para carrinhos de bebé.
Então e tu que desigualdades encontraste? Como te sentiste ao refletir sobre isto?
Comentários
Enviar um comentário