🙄Esta temática dos beijinhos...
🤷♀️Desde quando é que a simpatia da criança se mede pelos beijinhos que distribui, ou por aqueles que não distribui no certo momento, ou por que razão é que as pessoas acham que se a criança não lhes cumprimenta é por que não gosta delas?
🤷♂️Isto será mesmo sobre as crianças? Ou sobre os adultos? O que é que os adultos procuram na simpatia das crianças? Algum amor grátis, matar saudades da sua própria criança? Não sei...
🔨De facto, a sensação de repulsa ou rejeição por parte do outro seja adulto ou criança é sempre difícil de gerir!
🤦 E depois ficamos nós, os pais, naquela sensação de ter de escolher entre ficar do lado da criança ou do lado do outro adulto?
🤦♀️Mix de sentimentos, não é? Vozes dos antepassados gritam: Ele está um mal educado! Diz-lhe já para cumprimentar!
👩🔧Eu escolho ficar do lado dos meus valores, e neste caso o valor em questão é a empatia, tanto pela criança como pelo adulto. Não que eu seja responsável pelas emoções e reações dos outros, mas porque para mim isto é necessário, encontrar o equilíbrio de viver em comunidade, respeitando-nos e ao outros.
🤸♀️Não forçar a criança é prioridade, ela criou o seu limite naquele momento.🤸 Posteriormente será interessante explicar à criança o quão ela gosta de ser vista e cumprimentada por exemplo, ou como é saudável que todos nos vejamos, entregar um sorriso ao outro, e se ela se sentir confortável até mesmo cumprimentar. 🫂
No fundo a criança só esta a por em prática as suas autodefesas sociais, com o tempo e com a criação de laços deconfiança o ambiente altera-se e certas "normas sociais" acabam por ficar enraizadas nela, pq como foi respeitada ela saberá outra vez ativar essas defesas sempre que for necessário.
A outra pessoa adulta também precisa de ser vista, a sua reação transmite-nos isso. Portanto, lançar um contra-julgamento de uma forma igualmente dura como o que foi dito à criança parece-me pouco interessante.
Valorizarmos as duas pessoas com diferentes necessidades em causa, vemo-las com empatia faz toda a diferença, e também é educar a criança, transmitindo-lhe valores pelo exemplo
Comentários
Enviar um comentário